Refletindo sobre o renascimento na Páscoa

Colunas Psicologia Rosanna Mannarino

A Páscoa é uma das celebrações mais antigas e importantes do calendário cristão. Nesse dia comemora-se a ressurreição de Cristo. Independentemente de você seguir alguma religião ou não, vale a pena refletir sobre o simbolismo e o significado psicológico deste evento.

A Páscoa simboliza o Renascimento, que significa, literalmente, morrer e nascer de novo. Mas não é necessário ser nenhum Ser divino para isso, pois todos temos a capacidade de renascer e, certamente, você já renasceu várias vezes em sua vida. Pense sobre isso:

Alguma vez você já se sentiu no fundo do poço, mas conseguiu se reerguer e dar a volta por cima?

Alguma vez você se sentiu à beira do abismo, prestes a pular do precipício, mas alguma força, dentro de você, te fez continuar lutando?

Você já sofreu um choque muito forte ou até mesmo traumático, que fez você repensar toda sua vida e seus valores?

Existe algum evento que foi um divisor de águas em sua vida, onde você poderia reclassificar sua vida em um antes e depois desse evento?

Mentalidades vão e vêm, a história mostra que mudamos. Nenhuma cultura fica a mesma, portanto, o que muda é como pensamos. É nossa cabeça que precisa se abrir para o novo. As ideias novas vêm de dentro de nós, são intuições e percepções que, trabalhadas, se tornam novos pensamentos e entendimentos da realidade.

O mal-estar que sentimos diante de algo é um sintoma importante, uma mensagem a ser ouvida e decifrada. O ser interior clama por evolução, é o rio que precisa correr, que nunca está parado. Quando paramos, quem para é nossa cabeça, mas o ser dentro de nós continua querendo correr adiante, se expandir, crescer. Nos fecharmos a este processo produz sintomas físicos, emocionais e relacionais. É o leito seco do rio. É o corpo morto. E é o corpo que precisa ressurgir.

Todas as vezes que um antigo “EU” dá espaço para um novo “EU” em sua vida, você está passando por um Renascimento. Toda vez que sua vida encerra um ciclo e inicia uma nova fase, você está Renascendo. Então eu te pergunto: qual foi o maior ou mais importante renascimento em sua vida?

Rosanna Talarico Mannarino
Psicóloga clínica; especialista em terapia cognitivo-comportamental (TCC) e arteterapia. 
CRP: 05/23434

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *