Desde 2008, um projeto vem transformando as praias do Rio de Janeiro em espaços mais inclusivos e acessíveis. Promovido pelo Instituto Novo Ser, o Praia Para Todos oferece atividades de lazer e esporte especialmente planejadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
O projeto busca garantir acessibilidade nas praias por meio de uma infraestrutura mínima, que inclui vagas reservadas nas vias de acesso, rampas, esteira na areia para passagem de cadeiras de rodas, piso tátil, sinalização sonora, sanitários acessíveis, cadeiras anfíbias, tendas e outras adaptações no mobiliário urbano.
Além de promover a inclusão física, o Praia Para Todos proporciona uma variedade de atividades, como vôlei sentado, piscina infantil, surf adaptado, frescobol adaptado, stand up adaptado, handbike, banho de sol e o tão procurado banho de mar.
Iniciando como um projeto itinerante, o Praia Para Todos passou por diversas praias, incluindo Barra da Tijuca, Copacabana, Leblon, Ipanema e Piscinão de Ramos. A partir de 2011, tornou-se fixo na praia da Barra da Tijuca e expandiu-se para Copacabana em 2013, em parceria com o 3º Grupamento Marítimo. Atualmente, o projeto ocorre em diversas praias aos sábados e domingos, das 09h às 14h, até o mês de abril.
Saúde mental
A importância do projeto vai além das transformações físicas nas praias, impactando positivamente a saúde mental e o bem-estar dos participantes. A oportunidade de participar de atividades ao ar livre, interagir com outras pessoas e se engajar em esportes adaptados contribui significativamente para a qualidade de vida.
Participar do Praia Para Todos não apenas quebra barreiras físicas, mas também cria um ambiente inclusivo que incentiva a participação ativa de todos, independentemente de suas limitações.
Para verificar os dias e horários de atividade do projeto na praia de sua preferência, acesse o site do Praia para Todos: praiaparatodos.com.