A tristeza é um dos seis sentimentos fundamentais que todo ser humano é capaz de sentir, assim como a felicidade, a raiva, o medo, a repulsa e a surpresa. Ou seja, como qualquer outro sentimento, ela é uma resposta a algo que acontece em nossa vida ou ao nosso redor. Além disso, os especialistas dizem que a tristeza é um dos sentimentos mais duradouros, muito mais do que a alegria ou felicidade. Isso porque costumamos guardar para nós essa sensação por mais tempo, o que pode gerar transtornos de ansiedade e depressão.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 120 milhões de pessoas no mundo sofrem de tristeza profunda. A causa pode estar ligada, por exemplo, à perda de alguém querido, ao término de um relacionamento, à frustração no trabalho ou com a carreira, problemas de performance, infelicidade com as conquistas pessoais, traumas e conflitos internos mal resolvidos. Esses dados da OMS só reforçam o quanto os cuidados com o bem-estar emocional são importantes para a nossa vida.
Todos temos tristezas para superar, mas se você está sentindo dificuldade para seguir em frente, procure ajuda de um especialista, como psicólogos, terapeutas e psiquiatras.
O que é a tristeza cientificamente?
A tristeza é um estado afetivo desconfortável vivido como um sentimento de pesar, de dor psíquica e moral, geralmente relacionado a algo que contraria o que um indivíduo acredita ou almeja. Ela pode produzir sentimentos de impotência, vontade de chorar, expectativa negativa quanto a eventos futuros, entre outros aspectos. A tristeza dá colorido à existência humana, sendo, portanto, um acontecimento normal.
Como superar a tristeza?
Passar por cima da tristeza é uma das ferramentas que muitos de nós utilizamos para tentar encontrar a felicidade mais rápido. No entanto, quando você procura entender seus sentimentos, com autoconhecimento você pode criar maneiras melhores de superar a tristeza.
Mas, afinal, é tristeza ou depressão?
Entender seus sentimentos não é uma missão fácil. Por isso, é comum não conseguirmos compreender se o que estamos vivendo é uma tristeza profunda ou depressão. A tristeza é uma reação natural a situações difíceis de serem vivenciadas, e sentir tristeza é saudável. Mas quando nos sentimos tristes por muito tempo e isso passa a afetar nosso dia a dia, pode ser que esse seja um sinal de alerta para depressão. Portanto, como definição, a tristeza é um sentimento e a depressão uma doença.
Veja alguns pontos que podem ajudar a identificar se o que você sente é tristeza ou depressão:
– Reação apropriada x reações extremas: O sentimento de tristeza é uma reação apropriada diante de algum evento e não dura mais do que horas ou dias. Já a depressão são reações extremas, e a sensação é de que aquilo nunca vai passar.
– Prazer x sentimento de vazio: É comum que quando estamos tristes nos sentimos desencorajados, no entanto essa sensação não deve durar muito tempo. Mas na depressão, o sentimento de vazio é constante, e pode te levar a perder o sentido da vida.
– Vitalidade x exaustão: A tristeza por si só, não o impede de seguir com as suas atividades do dia a dia. No entanto, na depressão você se sente sem energia, se afastando de pessoas e da rotina que antes era prazerosa.
– Pensamentos negativos x distorção da realidade: Os pensamentos negativos estão presentes na tristeza e é uma reação comum. Já na depressão esses pensamentos ficam distorcidos, mais próximos da imaginação e distante da realidade.
O diagnóstico deve ser feito com um especialista. Quando praticamos o autoconhecimento, assim como a inteligência emocional, somos capazes de administrar melhor nossas emoções. Com isso, passamos a entender o que nos faz bem ou mal, o que pode nos trazer benefícios ou prejuízos. Essa pode ser nossa melhor arma contra a tristeza.
Rosanna Talarico Mannarino
Psicóloga clínica; especialista em terapia cognitivo-comportamental (TCC) e arteterapia.
CRP: 05/23434