Fique atento aos sinais

Colunas Rosanna Mannarino

Há sinais que surgem em nossas vidas, especialmente quando não estamos em sintonia conosco e algo não está indo bem. Toda vez que notarmos uma mudança em nossa personalidade para pior, deveríamos encará-la como um sinal de alerta. Devemos parar, refletir, e compreender que algo não está bem, pois estamos nos afastando do essencial, que é manter nosso equilíbrio psíquico para lidar com desafios da vida, especialmente nos dias de hoje, onde tudo parece mais desafiador.

Precisamos estar atentos a essas mudanças. Às vezes, a irritação com o toque de um celular, por exemplo, é um sinal de alerta que nos faz questionar se algo está errado. Por que nos irritamos apenas com o som do telefone? Algo não está certo se não temos tolerância nem para sermos procurados por alguém que sequer sabemos quem é; se conhecemos ou não. Quando passamos por grandes perturbações, pequenos sinais já demonstravam há muito tempo que estávamos caminhando para uma grande dificuldade interior.

Notamos que não estamos bem quando nossa intolerância em relação ao nosso entorno aumenta. Buscar psicoterapia, trabalhar em prol de alguém ou de um grupo necessitado, praticar extrema paciência, tolerância e bondade com aqueles que nos causam estresse são bons exercícios. Desse modo, perceberemos que algo dentro de nós está lutando internamente, como se duas forças estivessem se degladiando pela nossa atenção e pelas coisas boas que podemos fazer.

Evitar mudanças abruptas de personalidade nos momentos difíceis nos impedirá de magoar pessoas próximas que amamos. É fundamental reconhecer esses sinais, buscar ajuda quando necessário e trabalhar rumo ao equilíbrio emocional e mental.

Rosanna Talarico Mannarino
Psicóloga clínica; especialista em terapia cognitivo-comportamental (TCC) e arteterapia. 
CRP: 05/23434

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *