Cidade Mais Infância, em Fortaleza, reforça importância do brincar para saúde mental infantil

Infância e adolescência Notícias Saúde Mental

Por meio das brincadeiras, as crianças exploram o mundo, se expressam e se divertem. Mas brincar não é apenas uma forma de entreter, é vital para a saúde mental infantil. Neste sentido, a Cidade Mais Infância desempenha um papel importante no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, através de brincadeiras, espetáculos e atividades lúdicas.

Equipamento do Governo do Ceará, administrado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), a Cidade oferece uma experiência de diversão e aprendizado, com foco na promoção e formação de pequenos cidadãos. Em setembro, mês dedicado à valorização da vida e à conscientização sobre a importância da saúde mental, é importante lembrar que, para crianças, o brincar é parte fundamental desse cuidado.

As brincadeiras atuam na redução do estresse, melhoram o humor e promovem o bem-estar físico e emocional. É o que afirma a coordenadora do Programa Mais Infância Ceará, Dagmar Soares. “A Cidade Mais Infância é um mundo onde a criança usa sua fantasia, imaginação e desenvolve seu cognitivo. Isso é fundamental para o bem-estar. Quando a criança entra aqui, é como se ela entrasse em seu mundo mágico, onde pode ser o que realmente gostaria de ser. Este lugar faz bem não só para as crianças, mas para todos os adultos que aqui estão”, frisa.

Dagmar Soares: crianças e adultos redescobrem a beleza da imaginação na Cidade Mais Infância

Coordenadora da Cidade Mais Infância, Patrícia Rinaldi destaca que a Cidade foi projetada para desenvolver atividades lúdicas que contribuam com a formação das crianças. “A Cidade já tem esse objetivo em sua idealização, e nós buscamos reforçar essa ação a cada dia, no desenvolvimento das atividades, da programação ofertada”, pontua.

Saúde Mental e atividades lúdicas

Psicólogo do Complexo Mais Infância do João XXIII, Genildo Barbosa ressalta a importância de ambientes de promoção de atividades lúdicas, para a saúde mental das crianças. “Precisamos valorizar a vida das crianças e adolescentes, trazendo-os para esse mundo lúdico, longe das telas, e dando-lhes a possibilidade de sonhar e realizar”, explica.

Genildo também destaca o impacto da pandemia de Covid-19 e a necessidade de reduzir o uso de telas e aumentar as atividades físicas e sociais. “Existe uma geração antes e pós-pandemia. Na pós-pandemia, as crianças ficaram vulneráveis às telas, e hoje é um desafio. As crianças devem brincar, conhecer pessoas e estar em um ambiente de socialização. Assim, elas criarão raízes e trabalharão seu mundo ideal para uma saúde mental estável”, completa.

Genildo Barbosa: “É preciso trazer as crianças para um mundo lúdico longe das telas”.

Brincar é fundamental

Aproveitar os benefícios do brincar e garantir que as crianças tenham acesso a espaços como a Cidade Mais Infância são passos importantes para apoiar a saúde mental desde cedo. O Setembro Amarelo nos lembra da importância de cuidar da saúde mental e promover um ambiente onde todos, especialmente as crianças, possam se desenvolver de maneira saudável e feliz.

Cidade Mais Infância

A Cidade Mais Infância é um equipamento do Governo do Ceará coordenado pela Secretaria da Proteção Social. O espaço é um parque coberto que reproduz uma cidade onde a criança é a protagonista. A Cidade funciona no Centro de Eventos do Ceará, de quinta a domingo, das 13h às 18h. Para visitar, é preciso agendar no site cidademaisinfancia.sps.ce.gov.br.

(Texto e fotos: Leo Capibaribe/Ascom Cidade Mais Infância)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *