Lançamento da nova obra de Patrícia Serfaty acontece nesta sexta-feira, na Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro (Foto: divulgação)
Por Sem Transtorno
De um lado, pais que priorizam suas próprias necessidades emocionais em detrimento do vínculo com os filhos. Do outro, filhos que buscam a atenção e o afeto desses pais sem os obter. Essa falta de conexão genuína pode fazer com que crianças se sintam invisibilizadas, lutando por alguma validação em meio à ausência de amor verdadeiro.
Nesta sexta-feira, 1º de novembro, a Livraria da Travessa de Ipanema recebe a psicanalista Patrícia Serfaty a partir das 19h para o lançamento do livro “Pais Gentilmente Narcisistas: a Violência Silenciosa do Desamor”, que trata, de forma profunda e sensível, da complexidade da indiferença emocional e suas possíveis consequências para a saúde mental das crianças.
Ao longo da obra, Patrícia mergulha na falta de envolvimento afetivo de pais que, apesar de estarem, muitas vezes, fisicamente presentes, tornam seus filhos invisíveis. “A peculiaridade dos pais gentilmente narcisistas é que eles exercem violência no registro da indiferença; não são violentos porque batem, agridem ou usam palavras hostis, mas porque não manifestam real interesse pela criança. Trata-se de uma rejeição afetiva sutil, que não parece de grande impacto porque não deixa marcas no corpo”, explica.
A psicanalista ressalta a importância de que os pais estejam emocionalmente presentes para seus filhos: “Geralmente, esses pais estão muito interessados em suas próprias vidas; promovem bens materiais, boas escolas, terceirizam esses cuidados, assim a sociedade não irá dizer que eles exercem a parentalidade ruim. E eu não estou dizendo aqui que os pais não possam ter seus projetos existenciais”, esclarece. “Mas que eles também possam estar investidos na criança, entendendo o que essa criança precisa.”
Serfaty também explora como esse desamor pode gerar na criança a falsa crença de que ela possui alguma falha que a impede de receber o amor que tanto deseja. “Frequentemente, essas crianças, filhas de pais narcisistas, se esgotam tentando provar seu valor aos pais. Elas não acham que os pais não sabem dar amor; elas passam a acreditar que o problema é delas, que é algo nelas que as torna incapazes de receber o amor desses pais.”
Lançamento do livro “Pais Gentilmente Narcisistas: a Violência Silenciosa do Desamor”
Livraria da Travessa – Rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema
Horário: a partir das 19h
Com presença da autora