Na luta contra as adversidades, Vanusa Jaqueline dos Santos, uma jovem de 21 anos em situação de rua e órfã desde os 16, alcançou uma conquista extraordinária ao ser aprovada em primeiro lugar no vestibular EAD da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para o curso de Letras.
A história de Vanusa é marcada por desafios desde a infância, quando, aos 11 anos, descobriu a trágica morte da mãe em um acidente de trânsito em Santa Catarina. Criada pelos avós, ela foi morar com o pai em Ponta Grossa, onde, cinco anos depois, enfrentou a dolorosa descoberta do câncer que o acometia. Após a perda do pai pela doença, Vanusa enfrentou a difícil realidade de viver nas ruas.
“Fiquei em um abrigo por três meses, que é o tempo máximo permitido, e depois me mudei para um albergue”, relatou Vanusa.
Desde 2022, ela tem enfrentado os desafios de equilibrar sua rotina entre vender paçocas nas ruas, estudar na rodoviária, onde utilizava o wi-fi para acessar a internet, e dormir no albergue. Nas redes sociais, a jovem compartilhou seu boletim do segundo ano do ensino médio, revelando notas excepcionais, incluindo três notas 10, sendo uma delas em Língua Portuguesa, e outras acima de 9. Mesmo diante de todo seu empenho, Vanusa não acreditava que conseguiria ser aprovada no vestibular.
A repercussão de sua história resultou em apoio financeiro, permitindo que Vanusa alugasse um quarto no centro da cidade. Agora, com um novo capítulo em sua vida, ela continua a perseguir seus sonhos com dignidade. “Meu maior sonho é trabalhar, estudar e ter uma casa. Todo mundo quer ter um cantinho próprio para não ficar de um lado para o outro, né?”.
Deixando uma mensagem de inspiração, ela conclui: “A mensagem que eu deixo é que não desistam. O que me sustentou foi insistir na minha fé e não desistir dos meus sonhos. Enquanto há vida, há esperança.”
Com informações da Rádio Band News.