Após mais de dois anos sem viajar de avião, jornalista encara o medo com suporte de psicólogos e psiquiatra
A jornalista Fátima Bernardes revelou em seu canal no YouTube um episódio marcante de crise de pânico que viveu durante um voo para Nova York, quando ainda era casada com o também jornalista William Bonner. O episódio aconteceu quando os filhos trigêmeos do casal tinham quase dois anos e foi a primeira viagem do casal sem as crianças.
“Na volta, tive uma crise de ansiedade, uma crise de pânico dentro do avião. Estava muito ansiosa para rever as crianças e o remédio que tomei para relaxar teve o efeito contrário”, contou Fátima. Ela relatou sintomas intensos como taquicardia, suor frio e tremores musculares nas pernas.
O trauma foi tão forte que a fez evitar viagens de avião por mais de dois anos, sem perceber inicialmente que estava lidando com uma fobia. A situação só começou a mudar quando precisou cobrir a Copa do Mundo de 2002 no Japão e na Coreia do Sul, e percebeu que algo precisava ser tratado. Desde então, Fátima passou a investir no cuidado com sua saúde mental.
Apesar de ainda sentir muito medo de voar — “toda vez que o avião está acelerando, eu estou chorando, de óculos escuros” —, Fátima conta que conseguiu enfrentar a fobia e voltar a viajar de avião após o início do tratamento com especialistas. O processo inclui psicanálise, terapia cognitivo-comportamental (TCC) e uso de medicação, com acompanhamento psiquiátrico.
Assista ao depoimento completo no canal oficial da jornalista:

