Fofoca Faz Bem à Saúde? Psicólogo Explica os Benefícios Sociais e de Bem-Estar

Bem Estar

Sabe aquela fofoquinha aleatória, inocente? Pois saiba que ela pode fazer bem à sua saúde! De acordo com uma matéria de Aysha Baydoun, publicada na Folha de Boa Vista, as fofocas, frequentemente vistas como negativas, podem na verdade fortalecer laços sociais e ser benéficas para o nosso bem-estar.

O psicólogo Wagner Costa, especializado em psicologia positiva e mestre em ciências da saúde, afirma que a fofoca cria uma “realidade compartilhada” onde amigos e colegas compartilham informações pessoais e discutem o comportamento alheio para alcançar ações socialmente aceitáveis. “A partir do momento que eu estou comentando sobre a vida de alguém positivamente, isso também gera em mim e em quem está escutando emoções positivas. As emoções positivas no corpo funcionam como um relaxamento e geram bem-estar, por isso que a gente se sente bem ao fofocar”, explica Costa.

Mas e a fofoca negativa? Um estudo da Universidade de Staffordshire, no Reino Unido, afirma que mesmo esse tipo de fofoca tem seus benefícios. Seja positiva ou negativa, a fofoca faz com que as pessoas se sintam mais próximas e unidas, aumentando o sentimento de “apoio” ou “pertencimento social”.

Além disso, o ato de fofocar gera uma sensação de alívio, como se um peso fosse retirado das costas da pessoa, especialmente quando gera uma mobilização positiva, como ajudar terceiros ou avisá-los de algum perigo, ou até como forma de desabafo.

Resumindo, enquanto fofocas positivas promovem bem-estar e fortalecem laços sociais, até mesmo fofocas negativas podem desempenhar um papel importante na construção de uma sensação de comunidade e pertencimento. Portanto, da próxima vez que ouvir uma fofoca, lembre-se de que ela pode estar cumprindo um papel mais construtivo do que parece! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *