Foto: reprodução internet (Thiago Sampaio/Agência Alagoas)
O governo de Alagoas apresentou o programa “Coração de Estudante”, voltado para a saúde mental dos alunos da rede estadual, do ensino fundamental ao médio. Com um investimento inicial de R$ 4 milhões, o programa visa oferecer apoio psicossocial e promover o bem-estar dos estudantes.
A iniciativa inclui a disponibilidade de atendimento especializado em saúde mental em todas as escolas estaduais, com a realização de diagnósticos organizacionais para identificar necessidades e desafios dos alunos. Esses diagnósticos orientam o trabalho dos profissionais envolvidos, como psicólogos, assistentes sociais, professores e gestores.
Os alunos podem ser encaminhados para consultas psicológicas em Unidades Básicas de Saúde ou para delegacias especializadas em casos de abuso ou violência. Além disso, o programa distribui material didático para escolas de ensino fundamental, abordando temas diretamente com os alunos e promovendo competências socioemocionais.
Para viabilizar o programa, em fevereiro de 2024 a Secretaria de Educação contratou 60 psicólogos e 20 assistentes sociais, que compõem o Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psico Socioassistencial (NeAPSA) e estão atuando desde o lançamento do programa.
O “Coração de Estudante” também tem como objetivo combater os impactos da pandemia de Covid-19, enfatizando a promoção da qualidade de vida no ambiente escolar. Após seis meses, o programa será avaliado para determinar os resultados e realizar ajustes, visando aprimorar o suporte aos alunos de Alagoas.