Campus Fiocruz Mata Atlântica promove palestra sobre comunicação não violenta e saúde mental no trabalho

Notícias Saúde do trabalhador Saúde Mental

Comunicação não violenta foi a temática que norteou o evento Seminários de Segurança e Saúde no Trabalho, promovido pela Comissão Interna de Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores (CISTT) do Campus Fiocruz Mata Atlântica (FMA) durante os dias 6, 7 e 8 de maio. O tema foi escolhido pelo coletivo por meio de uma campanha interna voluntária.

A mesa de abertura (6/5) foi composta pelo coordenador-executivo da FMA, Ricardo Moratelli; por Ana Lourdes da Costa Rocha, da Coordenação de Atenção à Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz; por Adriana da Silva Batista, representando a Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe); por Thais Cândido de Oliveira, representando o Grupo de Trabalho da CISTT; e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc), Paulo Garrido.

“Esse evento engloba não só os trabalhadores do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica, mas também os colaboradores de Farmanguinhos (CIBS) e Cogic que trabalham no campus”, destaca Moratelli.

Não é à toa que a saúde mental no trabalho em seus diferentes tipos de abordagem, como a comunicação não violenta, foi um dos temas mais votados pelos trabalhadores da FMA. A saúde mental no trabalho é uma área crucial, que abrange o bem-estar psicológico dos trabalhadores, a prevenção de transtornos mentais e o manejo do estresse. A partir de 26 de maio de 2025, as instituições no Brasil serão obrigadas a identificar riscos psicossociais e implementar medidas para cuidar da saúde mental dos seus trabalhadores, como prevenção de sobrecarga, assédio e ambientes tóxicos.

Tema do evento foi escolhido pelos trabalhadores do campus. Fotos: Ascom/Fiocruz Mata Atlântica

O objetivo deste evento foi levar informação para os trabalhadores da Fiocruz Mata Atlântica e oferecer um momento de descontração, bem-estar físico e mental e reflexão sobre a importância da segurança e da saúde no trabalho, reforçando que um ambiente seguro e saudável ajuda a prevenir a ansiedade e outros transtornos psíquicos, auxilia na promoção da qualidade de vida e na prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais.

Os Seminários de Segurança e Saúde no Trabalho da FMA estão em sua 3ª edição, e fazem parte da programação anual organizada pela CISTT/FMA. “A Fiocruz Mata Atlântica é uma das cinco unidades/programas da Fiocruz que possuem uma Comissão Interna de Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, instituída para atuar nas questões relacionadas à segurança do trabalho, à biossegurança e à saúde do trabalhador do campus. A portaria é de 2024 e tem como objetivo desenvolver ações com foco em melhorar as condições de trabalho, prevenir acidentes laborais e promover a saúde do trabalhador”, explica a coordenadora da CISTT, Stella Martins.

A atuação da CISTT abrange ações educativas, campanhas e palestras de promoção e proteção à saúde; qualidade de vida; e prevenção de acidentes e danos à saúde relacionados ao trabalho. As palestras tiveram como temas: comunicação não violenta; assédio moral e sexual; saúde mental; acidentes de trabalho; e percepção de perigo e de risco. A programação incluiu, ainda, uma atividade motivacional sobre o ambiente de trabalho e seus muitos desafios e uma palestra teatralizada sobre gerenciamento de estresse.

Fonte: Isis Breves (FMA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *