Capacitação busca orientar chefias sobre os serviços do Programa Acolher e reforçar a importância de identificar sinais de sofrimento entre os colaboradores
Por Jurana Lopes/Ascom IgesDF
Nesta segunda-feira (2), gestores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participaram do curso “Gestão e Cuidado – Entender para Acolher”, realizado no auditório da unidade.
De acordo com a chefe do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NUQVT), Paula Paiva, o objetivo da capacitação é esclarecer dúvidas dos gestores e orientá-los sobre o fluxo do Programa Acolher. Além disso, o treinamento reforça a importância de que as chefias saibam reconhecer sinais e sintomas, mesmo que sutis, de que um colaborador possa não estar bem, possibilitando uma orientação adequada e acolhedora.
“Queremos que os gestores compreendam como o colaborador pode solicitar os serviços, quais são as opções disponíveis, como são realizados e de que forma ele pode ter acesso, seja na própria unidade ou em outra, próxima à sua residência. A ideia é que o gestor atue como um facilitador, apoiando o Programa Acolher ao repassar essas informações importantes, já que, muitas vezes, o colaborador desconhece a existência do serviço ou não sabe como acessá-lo”, explica.
Paula ressalta que o Programa Acolher é fundamental por oferecer aos colaboradores a oportunidade de cuidar da própria saúde — não apenas mental, mas também física. Durante o evento, os gestores participaram de uma atividade prática, realizando testes para avaliar seus níveis de estresse, nutrição, atividade social e física, além de compartilharem seus resultados com os colegas.


“Precisamos pensar a saúde a partir de uma perspectiva integral, considerando todos os aspectos que impactam o bem-estar do colaborador. Por isso, além dos serviços de Psicologia e Psiquiatria, estamos ampliando o escopo de atuação da Educação Física, que passará a oferecer também orientação física individual, para além da tradicional ginástica laboral, além do suporte em Nutrição”, informa a chefe do Nuvid.
O Programa
Para a chefe do Núcleo de Enfermagem das Emergências e Urgências do HRSM, Vanessa de Oliveira, a capacitação foi bastante proveitosa, pois esclareceu dúvidas e abordou questões importantes relacionadas ao fluxo de notificação.
“É fundamental termos esses momentos, especialmente porque minha equipe é uma das maiores do hospital. Nos últimos tempos, percebemos ainda mais a necessidade de apoio, já que os colaboradores também adoecem e precisam de suporte. Embora o serviço possa ser ampliado, já faz muita diferença contar com esse acolhimento dentro das unidades do IgesDF”, avalia.
Atualmente, o Programa Acolher realiza, em média, 3.500 atendimentos por mês, oferecendo serviços de Nutrição, Psiquiatria, Psicologia, Educação Física, Acupuntura e Auriculoterapia. Em 2024, mais de 14.500 pessoas já foram atendidas. “É um número expressivo, que cresce a cada mês com a ampliação dos serviços”, conclui Paula Paiva.